Aspectos Sócio-Econômicos
A escola Estadual de Ensino Fundamental “João Renato Franco”
está localizada em área periférica da capital paraense. A
população do bairro da Cremação é constituída por pessoas de
níveis sócio-econômicos variados e bastante complexo, expressado
pela maioria das pessoas com nível de escolarização e renda baixa,
sendo boa parte formada de operários não qualificados e
assalariados.
A comunidade é constituída de diferentes perfis econômicos e
cultural, sendo a maioria trabalhadores (as) braçais, feirantes,
domesticas, comerciantes etc. consideremos ainda a existência de
profissionais liberais como parte integrante da comunidade.
Quanto ao nível sócio-econômico é bastante complexo expressado
pela maioria das pessoas de classes populares com um nível de
escolarização e renda baixa.
No âmbito da religiosidade observamos uma expressiva freqüência
das pessoas às igrejas católicas e evangélicas.
Os meios de comunicação utilizados pelos moradores são rádios
convencionais; canais de televisão. A População do bairro é
composta em sua maioria por crianças e jovens que enfrentam
dificuldades de acesso ao lazer e ao atendimento médico. Os meios de
comunicação utilizados pelos moradores são bem variados tais como:
rádios, TVs, carros de som, internet e etc.
As linhas rodoviárias utilizadas pela comunidade são: Pedreira
Felipe Patroni, Pedreira Condor, Marex Ver-o-Peso, Cremação, UFPA
Alcindo Cacela e outros. Além disso, observamos o táxi como
alternativo de transporte para comunidade.
A política de atendimento a saúde no bairro ocorre através da
Unidade Municipal de Saúde da Cremação.
Atualmente a segurança publica é feita pela seccional do bairro
como apoio da ronda móvel, havendo necessidades de todos os
segmentos da sociedade se unirem com o objetivo de combate a
violência no bairro, que constitui hoje um serio problema para o
conjunto da sociedade civil.
A gestão educacional passa pela democratização da escola sob dois
aspectos: a) interno – que contempla os processos administrativos,
a participação da comunidade escolar nos projetos pedagógicos; b)
externos – ligado á função social da escola, forma como produz,
divulga e socializa o conhecimento. A LDB, em seus artigos 14 e 15,
apresentam as seguintes determinações: Art. 14 – os sistemas de
ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público
na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e
conforme os seguintes princípios:
I. Participação dos profissionais da educação na elaboração do
projeto pedagógico da escola;
II. Participação das comunidades escolar e local em conselhos
escolares ou equivalentes . Art. 15 – Os sistemas de ensino
assegurarão ás unidades escolares públicas de educação básica
que os integram progressivos graus de autonomia pedagógica e
administrativa e de gestão financeira, observadas as normas de
direito financeiro público. Cabe aqui, nessa regulamentação o
princípio da autonomia delegada, pois esta lei decreta a gestão
democrática com os princípios vagos, no sentido de que não
estabelece diretrizes bem definidas para delinear a gestão
democrática, apenas aponta o lógico, a participação de todos os
envolvidos. É preciso que educadores e gestores se reeduquem na
perspectiva de uma ética e de uma política no sentido de criar
novas formas de participação na escola pública, tais como ouvindo,
registrando e divulgando o que alunos e comunidade pensam, falam,
escrevem sobre o autoritarismo liberdade da escola pública e as
desigualdades da sociedade brasileira.
O currículo expressa o projeto pedagógico da escola, organiza e
orienta determinada prática educativa. Ao elaborá-lo a escola deve
sempre levar em consideração o aluno, a sociedade e a cultura. Na
composição do currículo cabe á escola decidir acerca das
experiências que deverão ser desenvolvidas a partir das
necessidades históricas colocadas pelo aluno e pela sociedade,
fundamentando-se em critérios de ordem filosófica, política,
econômica, cultural, social e pedagógica.
JUSTIFICATIVA
A Gestão democrática constitui-se e princípio, consagrado pela
constituição vigente e conclui necessariamente, a ampla
participação dos representantes dos diferentes segmentos da escola
nas decisões / ações administrativos – pedagógicas.
Neste sentido, com base as três dimensões (pedagógica,
administrativa e financeira), observando-se a realidade da escola
surgiu à necessidade da realização da pesquisa. Junto aos alunos,
pais e professores com relação aos pontos positivos e negativos da
escola, como resultado a pesquisa revelou por seus participantes
(alunos, pais e professores) o apelo de que a teoria se transformasse
em ações concretas no sentido de, uma vez configurada os altos
índices de evasão e reprovação escolar na 1ª série do ensino
fundamental prioritariamente nas disciplinas Língua Português e
Matemática, distorção idade / série, ausência da comunidade bem
como a inexistência de proposta pedagógica.
Diante desse contexto, buscar uma organização para a escola
constitui uma ousadia para os educadores, pais, alunos e
funcionários, no sentido de fundamentar o PPP nos pressupostos de
uma teoria pedagógica crítica viável, que parta da prática social
e esteja compromissada em solucionar os problemas de nossa escola.
Portanto, é proposta dessa gestão trabalhar de forma coletiva e
democrática e para tal é imprescindível a co-participação do
Conselho Escolar como instância legítima, importante organismo de
controle social na constituição da escola de qualidade, buscando
alicerçar o conceito de autonomia, enfatizando a responsabilidade de
todos, pois segundo Nóvoa a autonomia é importante para: ”a criação de uma identidade da escola, de um
ethos científico e diferenciador, que facilite a adesão de diversos
atores e a elaboração de um projeto próprio” (1992, p. 26).
E para isso precisamos compreender o espaço escolar como local
privilegiado do processo de mediação das sínteses culturais,
pedagógicas e também de participação política efetiva.
Acreditamos num movimento de renovação pedagógica que promova os
vínculos entre: cidadania, conhecimento, consciência resgatando a
função socializadora, política e cultural da escola.
OBJETIVOS
DO PROJETO
- Fortalecer os espaços democráticos escolares tanto da instância representativa (Conselho Escolar) como também das relações interpessoais efetivadas no cotidiano escolar.
- Investir na formação do educador, enquanto coordenador do processo de construção do conhecimento.
- Promover a interação das disciplinas em uma percepção do conhecimento democrático e qualitativo que vise ao desenvolvimento do potencial emancipatório do sujeito.
- Garantir a qualidade do trabalho desenvolvido por todos que compõem a escola através, do acompanhamento e assessoramento direto e viabilização dos recursos.
- Promover eventos sócios culturais que favoreçam o fortalecimento das relações escolar e comunidade.
- Implementar ações para elevar com qualidade o Índice de Desenvolvimento da Educação básica (IDEB).
- Construção de propostas interdisciplinares como alternativas para a superação da fragmentação do trabalho escolar, seja em relação ao conhecimento científico, as disciplinas curriculares ao trabalho pedagógico e articulação com a comunidade extra-escolar.
- Assessorar pedagogicamente os educadores da Educação dos Jovens e Adultos (EJA) com objetivo de minimizar o índice de evasão.
- Fortalecer os projetos governamentais como: Mais educação, P.D.E.OBJETIVOS ESTRATÉGICOS
- Priorizar o desempenho acadêmico dos alunos;
- Fortalecer a gestão participativa.
VALORES
ESTRATÉGICOS:
EXCELÊNCIA
Valorizar
nossos
alunos,
oferecendo
um
ensino
de
qualidade,
priorizando
o
Ensino
Aprendizagem.
INOVAÇÃO
Criar
mecanismos
de
gestão
escolar
através
da
participação
efetiva
do
conselho
escolar
e
formas
para
detectar
os
problemas
e
solucioná-los
de
maneira
participativa.
RESPEITO PELO INDIVÍDUO
Reunir
grupos
de
estudos
relacionados
a
ética
profissional
para
melhor
entender
direitos
e
deveres
dentro
da
unidade
escolar.
PARTICIPAÇÃO
Trabalhar
em
equipe,
com
a
participação
de
todos
os
segmentos
da
escola,
buscando
parcerias
com
os
pais,
comunidade
e
instituições
do
bairro,
visando
um
trabalho
integrado
e
coletivo.
O projeto educacional da Escola João Renato Franco é movido pelo
compromisso de favorecer uma educação fundamenta na compreensão de
educação crítica, reflexiva em que nossos alunos possam responder
aos problemas de forma consciente e transformador dessa realidade
(FREIRE).
Nosso desafio consiste em proporcionar que todos possam participar do
planejamento das atividades, possam opinar, sentindo-se assim sujeito
da práxis educacional. Assim sendo, destacamos nestas poucas laudas
as concepções que fazem parte de nossa utopia educativa, dos sonhos
que acreditamos ser possível, alcançável a partir do envolvimento
de todos.
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
O currículo extrapola o “fazer” pedagógico abrangendo elementos
como grade curricular, disciplinas, conteúdos e conhecimento. É
necessário resgatar os saberes que o/a aluno/a traz de seu
cotidiano. Elencado o objeto do conhecimento, este não deve ser
trabalhado de forma superficial e desvinculado da realidade. Está
enraizada, em nossa ação pedagógica diária, uma metodologia
tradicional que entende o conhecimento como um produto pronto para
apenas ser repassado, considerando somente a interação unilateral
entre professor e aluno. Todavia, é preciso que o objeto do
conhecimento seja tratado por meio de um processo que considere a
interação/ mediação entre educador/a ⇔educando/a como uma via
de “mão dupla” em que as relações de ensino-aprendizagem
ocorram dialeticamente.
PROJETOS PEDAGÓGICOS
1.
PROJETO
INTERDISCIPLINAR:
O
JORNAL
COMO
INSTRUMENTO
FACILITADOR
DO
PROCESSO
ENSINO-
APRENDIZAGEM
DOS
ALUNOS
DA
3ª
E
4ª
ETAPA
DO
ENSINO
FUNDAMENTAL
OBJETIVOS:
- Formar leitores críticos e autônomos de jornais ampliando sua capacidade de leitura e escrita;
- Desenvolver procedimentos de revisão de textos, elevar os conhecimentos sobre a língua escrita;
- Definir, entender as causas e conseqüências dos dilemas sociais atuais;
- Utilizar o jornal como material didático na resolução de atividades;
- Incentivar os alunos a leram jornais com mais atenção e intenção naquilo que buscam (objetivos definidos);
- Valorizar um material de alto acesso, simples e com riquezas interdisciplinares;
- Mostrar o poder da comunicação escrita, onde podemos: comparar, criar, ampliar, transformar, resumir, interpretar;
- Propiciar aos alunos o conhecimento do cotidiano da redação de um jornal e o sistema operacional de uma empresa gráfica;
- Expandir o valor da leitura para a atualização do cidadão em seu município, seu estado, seu país e mundo;
- Confecção, edição de jornais pelos alunos como novo material comunicativo que utiliza diversas linguagens já trabalhadas em nossas práticas sociais cotidianas, inclusive escolares;
PROJETO SALA DE LEITURA:
ESCOLA DE LEITORES
OBJETIVOS:
Em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB)
cujo inciso I do artigo 32, nos orienta sobre um dos objetivos do
Ensino Fundamental que é assegurar “o desenvolvimento da
capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno
domínio da leitura, da escrita e do cálculo”, é que
este projeto apresenta como objetivo geral possibilitar um espaço
alternativo de incentivo á leitura, compreendendo-a como um ato de
prazer e de conhecimento necessário para o pleno exercício da
cidadania.
PROJETO
Titulo
: A utilização das TIC no combate ao Bullying
na escola João Renato Franco
4 – OBJETIVOS |
GERAL:
Refletir
sobre as causas e consequências do bullying, evitando assim que
ocorra essa forma de intimidação, na escola, para que o processo
ensino/aprendizagem aconteça num ambiente de paz.
ESPECIFICOS:
• Conceituar
Bullying e reconhecer na prática, como ela acontece e os seus
efeitos tanto para quem sofre como para quem pratica.
• Buscar
e relacionar valores morais, éticos, raciais, religiosos, etc.,
os quais devem ser respeitados, como base para a vida em sociedade
e exercício da cidadania.
• Perceber
os efeitos produzidos pelas linguagens midiáticas e o poder dos
meios de comunicação de massa na formação de crianças e
adolescentes nativos dessa sociedade tecnológica;
• Propiciar
ao aluno uma orientação efetiva contra o bullying, tendo como
valores o respeito às diferenças individuais, no ambiente
escolar.
• Aliar
as TIC a aprendizagem do aluno no combate ao bullying na escola.
• Implementar
ações educativas de prevenção e de combate ao bullying no
cotidiano escolar.
|
DEMAIS AÇÕES /PROJETOS ESCOLARES
PDE – Plano de Desenvolvimento da Escola
Programa Mais Educação
PLANO
DE AÇÃO
TITULO
DO PROJETO: A INFORMÁTICA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NA EEEF PROF.
JOÃO RENATO FRANCO
OBJETIVOS
GERAL:
Possibilitar a utilização
crítica dos recursos da informática na prática didático-pedagógica
da escola, propiciando a integração das ferramentas digitais,
multimídias e internet com a sala de aula, através do planejamento
e da prática docente em prol da construção de conhecimentos
cognitivos, afetivo-emocional e tecnológico.
ESPECÍFICOS:
- Socializar o plano de ação
da Sala de informática com os segmentos da escola;
- Sensibilizar professores e
alunos para o uso crítico dos recursos disponíveis na sala de
informática;
- Realizar formação
continuada através de oficinas, cursos, encontros, palestras,
etc..., no uso das ferramentas do Linux Educacional, recursos
multimídias e da internet para professores, alunos, coordenadores
pedagógicos e administrativos;
- Capacitar professores e
alunos para desenvolverem projetos disciplinares ou
interdisciplinares como atividades práticas que contribuam para o
desenvolvimento de competências para a pesquisa, análise, síntese
de dados em prol da construção de conhecimentos e saberes;
- Assessorar o planejamento
didático-pedagógico dos professores propondo e integrando as TIC
disponíveis na SI aos conteúdos específicos das diversas
disciplinas de forma disciplinar, inter/multi e/ou transdisciplinar;
- Utilizar as ferramentas,
software e objetos de aprendizagem, de forma crítica, na prática
pedagógica;
- Realizar encontros de
planejamento e avaliação das ações a serem realizadas na SI;
-Elaborar relatório semestral
das ações/atividades e projetos realizados na sala de informática
durante o semestre.
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